Estilos de Karate são diferentes linhagens de karate que surgiram no decorrer da história a partir da visão inicial de seus fundadores e sofreram diferentes influências no seu desenvolvimento ao longo do tempo. Essas influências podem ser meramente geográficas, pode ser a valorização de diferentes técnicas pelos líderes do estilo, adaptação de técnicas para diferentes biotipos, como defesas baixas para mestres altos, cisões políticas entre os praticantes, além da incorporação de técnicas de outras artes marciais.
O que são os estilos de Karate?
Se voltarmos no passado e analisarmos a história do karate, os primeiros estilos foram o Naha-te, Tomari-te e Shuri-te, que embora tenham diferenças nas suas técnicas se diferenciavam principalmente por serem o karate praticado nas cidades de Naha, Tomari e Shuri. Hoje em dia são conhecidos inúmeros estilos de karate, no livro “Okinawan Karate: Teachers, styles and secret techniques” de Mark D Bishop existem dezenas de estilos.
Exemplo:
Wado-ryu: Estilo fundado por Hironori Otsuka que combinou o karate Shotokan com Jiu Jitsu Shindo Yoshin-ryu, Judo e Aikido, criando um estilo de karate que valoriza técnicas de esquiva e projeção.
Quais os principais estilos de karate?
Os principais e mais difundidos estilos de Karate são: Shotokan, Goju-ryu, Shito-ryu e Wado-ryu. Existem motivos políticos históricos para que esses estilos sejam os mais conhecidos pelo mundo.
Durante a Restauração Meiji foi criado no Japão a Dai Nippon Botuku Kai (DNBK), uma organização que tinha como objetivo estabelecer os padrões de qualidade de ensino e prática das artes marciais.
Nesse período que antecede a segunda guerra mundial o Japão passava por uma grande transformação política ancorada no ultra-nacionalismo e na militarização do País. Nesse contexto, garantir o que e como as artes marciais eram ensinadas e praticadas era de grande interesse político, abrindo espaço para a centralização desses assuntos em um único órgão regulador.
A DNBK a fim de regular as artes marciais praticadas exigiu que cada arte marcial se registrasse segundo critérios pré-estabelecidos, sendo um desses critérios o nome próprio da arte marcial. Embora na época o Judô e o Kendo estavam sob um mesmo nome e foram registrado dessa forma, o Karate que ainda estava se espalhando e possuía diferentes mestres com diferentes visões e variações de técnicas, de forma que “os tipos” de Karate que conseguiram se registrar foram Shotokan, Goju-ryu, Shito-ryu e Wado-ryu.
Ser registrado no órgão regulador de artes marciais colocou esses 4 estilos no holofote como os principais estilos de Karate no Japão desencadeando uma expansão priorizada da prática que pode ser vista ainda hoje em dia, inclusive na World Karate Federation (WKF).
Mesmo assim, outros estilos ganharam seu espaço ao longo do tempo, como por exemplo o estilo Kyokushin, fundado por Masutatsu Oyama. Por ser um estilo que prioriza competições de contato com foco no nocaute do oponente, ganhou notoriedade pelos praticantes que buscam as características de artes marciais porém sem abrir mão das competições Full Contact.
Outro estilo comumente encontrado como fazendo parte da lista dos maiores estilos de karate do mundo é o Shorin-ryu. Um dos mais antigos estilos de karate foi o Matsumura Ortodoxo Shorin Ryu, que deu origem a diversos estilos Shorin, dentre eles o Shorin-ryu (Kobayashi) muito difundido em Okinawa pelo grande mestre Choshin Chibana e hoje em dia estilo citado em diversas organizações oficiais de Karate
Um estilo que passou a ficar conhecido nas competições WKF é o Ryurei Ryu, por conta de seu famoso Kata Anan que trouxe grande sucesso ao Tsuguo Sakumoto, 3 vezes campeão do mundo de kata pela WKF, e mais recentemente ao seu aluno Rio Kiuna, 4 vezes campeão do mundo.
Por fim, vale citar que em Okinawa, local onde o karate foi desenvolvido, um estilo muito conhecido é o Uechi-ryu, que tem como uma das suas característica o calejamento de partes do corpo assim como movimentos mais circulares que os estilos derivados do Shuri-te e Tomari-te.
Quais são os estilos oficiais de karate?
A World Karate Federation (WKF) reconhece todos os estilos de karate, mesmo que em muitas referências da internet ainda citam como reconhecimento restrito aos estilos Shotokan, Shito-ryu, Goju-Ryu e Wado-Ryu.
Estatuto da Federação Mundial de Karate
ART 1 – Constituição e Objetivos
“The World Karate Federation, hereafter referred to as “WKF”, is a permanent organisation governing all styles of karate with a legal status founded on the 16th of June 1970 (with the name of World Union of Karate Do Organisations / WUKO) and is composed by the National Karate Federations affiliated at worldwide level.”
Ainda assim, durante seu processo de criação, para alcançar certo nível de padronização, a WKF utiliza de alguns mecanismos que os praticantes de Karate precisam se adequar.
Nas competições oficiais de Karate:
Kata: não são todos os katas de todos os estilos que são permitidos serem utilizados nas competições. A WKF mantém uma lista atualizada dos Katas permitidos, de forma que os atletas podem utilizar qualquer kata independente do estilo que pratica. A maioria dos katas, entretanto, são dos estilos Shotokan, Shito-ryu, Goju-Ryu e Wado-Ryu, herança da influência da Dai Nippon Botukukai.
Kumite: Foram definidas regras que restringem as técnicas permitidas e proibidas, ou seja, mesmo que o atleta seja de um estilo de karate cuja a prática utilize golpes abaixo da cintura, nocautes, projeções com agarramento, técnicas de mão aberta no rosto e técnicas de chão, essas técnicas não podem ser aplicadas nas competições oficiais, nivelando as possibilidades de competir independente do seu estilo de origem.
Na Graduação:
No regulamento de graduação da WKF fica claro que a responsabilidade da graduação é das federações nacionais, no caso do Brasil, a Confederação Brasileira de Karate (CBK).
No regulamento de graduação da CBK é possível notar que há orientações específicas por estilos para Kata e Kumite, considerando apenas os estilos Shotokan, Shito-ryu, Goju-Ryu e Wado-Ryu. Os mesmos 4 estilos que eram exclusivamente reconhecidos pela WKF. No nível estadual, entretanto, podemos ver, por exemplo, que no regulamento de graduação da Federação Paulista de Karate (FPK) há orientações específicas, além desses 4 estilos, para o estilo Shorin-ryu.
Clique aqui se você quer saber mais sobre a história do Karate no Brasil
Embora a WKF seja a única organização de Karate reconhecida pelo International Olympic Committee (IOC), órgão responsável pelas olimpíadas, ela não é a única organização que se propõe a regular e disseminar o karate no mundo. Outras grandes organizações são a World Union of Karate-Do Federations (WUKF) e a World Karate Confederation (WKC) ambas criadas a fim de atender as outras federações que não são elegíveis ou não tem interesse em se filiar nos órgãos associados a WKF.
A WUKF em seu regulamento para competições reconhece como principais estilos de karate a Shotokan, Wado Ryu, Goju Ryu, Shito Ryu e assim com a FPK o estilo Shorin Ryu, mas não se limitando a esses estilos. O Regulamento prevê que se um estilo de Karatê possui pelo menos 4 atletas de 3 diferentes continentes então esse estilo é reconhecido para a competição e pode ser mesclado para competir na categoria de outro estilo, ou, se além dos atletas tiver 4 Juízes desse estilo de 3 diferentes continentes uma categoria de competição própria para o estilo será criada.
Uma organização que vem ganhando notoriedade é o KARATE COMBAT, uma liga de combate esportivo que se baseia nos princípios do Karate tradicional mas com diversos elementos que se assemelham ao UFC ou outras competições de MMA. Já passaram pela competição mais de 100 atletas campeões de diferentes estilos de karate, dentre eles: Shito-Ryu, Wado-Ryu, American Karate, Kudo, Shotokan, Goju-Ryu, Shuri-Ryu, Wado-Kai, Kazen-Ryu, Kenbukai, Kyokushin e Shorin Ryu
Essa tendência de reconhecimento dos diversos estilos de Karate é uma busca de fortalecer o esporte focando naquilo que nos une muito mais do que nos separa.
Qual o estilo de Karate mais antigo?
Os estilos de karate mais antigos foram o Naha-te, Tomari-te e Shuri-te, embora hoje em dia são estilos derivados destes os mais conhecidos e praticados.
Para definir o estilo atual mais antigo é preciso considerar qual o critério utilizado para essa avaliação.
Dos estilos citados acima se considerarmos o Shorin-Ryu de Matsumura, como a data da criação do que viria a se tornar o estilo Shorin-Ryu (Kobayashi) de Choshin Chibana, então esse é o estilo mais antigo e é como será encontrado em outros artigos da internet. Entretanto, se considerarmos que o Shorin-Ryu de Matsumura deu a origem a diversos outros estilos Shorin, e que por tanto a data de criação do para o surgimento do Shorin-Ryu que deveríamos considerar é a data em que Choshin Chibana estabelece seu primeiro dojo, em 1919, então pode ser que não seja esse o estilo mais antigo.
O estilo Ryuei-Ryu, por exemplo, foi fundado entre 1870 e 1880 mas foi mantido em segredo de família por quase um século e só passou a ser ensinado para outros sob o nome de estilo Ryuei-Ryu em 1971.
Qual melhor estilo de Karate?
Kyokushin, Shorin-ryu e Shotokan. Essas são as respostas mais comuns para essa pergunta, pois são respostas analisadas a partir de uma ótica específica.
Por exemplo, o estilo Kyokushin, fundado por Masutatsu Oyama, incorpora no seu estilo a visão de que todos deveriam praticar com golpes reais para poder descobrir seu verdadeiro potencial, resultando em um Estilo Full Contact de Karate. Se você está procurando um estilo de Karate com competições com nocaute então Kyokushin é a melhor escolha.
Para aqueles que além do Karate tem interesse em praticar com armas brancas como o bastão (bo) e o nunchaku, o estilo Shorin-Ryu é o estilo para praticar, isso porque a maioria das escolas de Shorin-ryu possuem também as aulas de Kobudo.
Se você é uma pessoa que viaja muito, ou se muda muito de lugar, então o estilo Shotokan pode ser uma boa escolha, pois esse é o estilo mais difundido no Brasil e no mundo e provavelmente você encontrará um dojo para praticar em qualquer cidade que esteja.
Note que todas essas respostas se apoiam em uma característica única e muito pequena de cada estilo, de forma que não representam superioridade de um estilo sobre o outro. Cada vez mais o Karate tem se apoiado naquilo que nos aproxima do que no que nos afasta e as diferenças são cada vez menores e menos relevantes do ponto de vista prático.
Na hora de selecionar um lugar para começar a praticar, mais importante do que saber o estilo de karate é saber como selecionar um dojo. Encontrar um local sério com bons instrutores, infra-estrutura adequada e uma comunidade fraterna e respeitosa fará mais diferença do que a seleção do estilo.
Qual o melhor estilo de karate para defesa pessoal?
Kyokushin e Wado-Ryu são considerados os principais estilos de karate para defesa pessoal. Ambos possuem práticas de defesa pessoal, como treino contra múltiplos oponentes, embora nem todas sejam ensinadas desde as primeiras faixas. A prática de Tanto Dori (Defesa contra ataque de facas) do estilo Wado-ryu, por exemplo, tipicamente só passa a ser ensinada para faixas marrons e pretas.
Defesa pessoal por si só já é um conjunto de conhecimentos específicos com intersecções nas artes marciais mas com conteúdos completamente particulares não trabalhados nas aulas de combate, se a sua única intenção é a defesa pessoal então talvez a melhor escolha seja um curso específico de defesa pessoal. (Entenda as diferenças entre artes marciais e defesa pessoal)
Qual é o estilo de karatê mais agressivo?
Kyokushin é considerado o estilo de Karate mais agressivo. Essa fama está relacionada aos princípios cultivados pelo fundador do estilo, Masutatsu Oyama, que acreditava que quanto mais real fosse o contato na prática do Karate mais preparado o karateca estaria para qualquer situação de combate.
Qual é a diferença entre os estilos de karate?
Os estilos se diferenciam em suas origens (Naha-te, Tomari-te e Shuri-te), mas principalmente em suas características técnicas, como bases utilizadas, altura das bases e defesas, golpes ensinados e também nos Katas.
ESTILO | ESTILO DE ORIGEM | BASES | QTD. DE KATAS |
Shotokan | Shuri-te | Baixa | 27 |
Wado-Ryu | Shotokan;Shindo Yoshin-ryu Jujutsu | Natural | 15 |
Shito-Ryu | Shuri-te; Naha-te | Baixa | 94 |
Goju-Ryu | Naha-te | Natural | 12 |
Shorin-Ryu | Shuri-te; Tomari-te | Natural | 21 |
Uechi-Ryu | Pangai-noon Kung Fu; Naha-te | Natural | 8 |
Ryuei-Ryu | Pangai-noon Kung Fu; Naha-te | Natural | 11 |
Kiokushin | Shotokan; Goju-Ryu | Natural | 33 |
Qual o estilo de Karate do Cobra Kai ?
Na série Cobra Kai e nos Filmes de Karate Kid diversas referências nos levam a acreditar que o estilo Miyagi-do é baseado no estilo de Karate Goju-Ryu enquanto que Cobra-Kai é baseado não em Karate mas na luta sul-coreana Tang Soo Do, vamos aos fatos:
Miayagi-do:
- Em Karate-Kid 2 – A Hora da Verdade Continua, o personagem Mestre Miyagi deixa claro que seu estilo de Karate vem de Okinawa, local de origem do karate.
- Em Karate-Kid 3 – O Desafio Final, O Kata praticado por Mestre Miyagi e Daniel San é muito parecido com o Kata Seiyunchin também encontrado no estilo Goju Ryu. O mesmo Kata aparece na série Cobra Kai sendo ensinado pelo personagem Daniel Larusso.
- O nome Miyagi parece ser uma referência a Chojun Miyagi, fundador do estilo Goju-Ryu.
- Na terceira temporada de Cobra Kai, quando Daniel Larusso vai a Okinawa e é apresentado por Chozen Toguchi ao pergaminho com as técnicas secretas do estilo, podemos ver a foto de Chojun Miyagi no Dojo.
Cobra-Kai:
- Em Karate-Kid 3 – O Desafio Final, o personagem de Terry Silver afirma que o mestre de John Kreese é da Coreia Do Sul, cujas artes marciais mais conhecidas semelhantes aos movimentos vistos na séria são Taekwondo e Tang Soo Do.
- Na terceira temporada de Cobra Kai, é mostrado em um dos flahsbacks do personagem John Kreese uma fala de seu capitão dizendo que ensinaria Tang Soo Do.
Qual o estilo de Karate mais praticado no mundo?
É um senso comum de que Shotokan é o estilo de karate mais praticado no Brasil e no Mundo. Como Shotokan é o estilo do famoso Gichin Funakoshi, considerado o pai do Karate Moderno, diversos fatores favoreceram o seu disseminamento através do planeta, mas não temos atualmente grandes bases de dados para afirmar as proporções de praticantes por estilos.