História do Karate – Entenda como tudo começou

A história do Karate começa em Okinawa no Japão e se desenvolve ao longo dos séculos XIV e XIX, a partir de diferentes artes marciais e sob influências sócio-políticas e culturais. O Karate chega de maneira mais intensa à Ilha principal do Japão no início da década de 1920 através de Gichin Funakoshi, considerado o maior responsável pela modernização do Karate ao modelo de prática que conhecemos atualmente.  

No Brasil, versões simplificadas da história do karate, como a do parágrafo anterior,  foi e continua sendo apresentada apenas de maneira oral durante as práticas nos dojos. Essa forma de transmissão de conhecimento encontra dificuldades importantes quando os primeiros mestres japoneses chegam aqui sem falar português e sem acesso a um programa de alfabetização no idioma, sendo assim, uma barreira importante para a disseminação da história do karate no Brasil. 

Dessa forma, a história do Karate propagada hoje em dia  é  carregada de mitos e equívocos já sanados pelo trabalho científico desenvolvido nos últimos 50 anos e que vamos desmistificar ao longo desse texto e tantos outros artigos do site..

Onde o Karate foi criado especificamente? 

O Karate foi originalmente desenvolvido no extinto reino de Ryuykyu, em um arquipélago de mais de 140 ilhas que se estende desde o sul  de Kyushu, terceira maior ilha do Japão, até o nordeste de Taiwan. Mais especificamente a origem do karate é atribuída à ilha principal do arquipélago, conhecida atualmente como Okinawa. 

Embora não seja possível atribuir o surgimento do Karate a uma cidade específica dentro de Okinawa, é definitivamente comprovado que os estilos de karate mais antigos são originários majoritariamente das cidades de Naha (Capital de Okinawa), Shuri e Tomari. 

Quando o Karate foi criado?

O Karate foi desenvolvido entre o final do século XIV e o final do século XIX tendo como marcos da sua sistematização como karate moderno o período entre o início da restauração Meiji no Japão em 1868 e a morte de Gichin Funkakoshi, considerado o pai do karate moderno, em 1957.  

Determinar a data precisa da origem do Karate, no entanto, é uma tarefa difícil, já que como tantas outras artes marciais, o Karatê teve um desenvolvimento gradual ao longo do tempo. 

Gichin Funakoshi, diz em seu livro “Karate-do meu modo de vida” no capítulo História não registrada:

“Por não haver praticamente nenhum material escrito sobre a história do início do Karate, não sabemos quem o inventou e desenvolveu, e nem mesmo onde teve origem e evoluiu. Sua história inicial pode apenas ser deduzida a partir de lendas antigas que nos foram transmitidas oralmente, e elas, como a maioria das lendas, tendem a ser criações imaginárias e provavelmente incorretas.” 

Ver contraponto do artigo Repensando a história do karate contada no Brasil

Muito se aprendeu sobre a origem do Karate desde essa citação, mas ainda são diversas as hipóteses de  como, quando e qual o contexto que originou o Karate.

Patrick McCarthy, fundador e diretor da International Ryukyu Karate Research Society (IRKRS) e um dos mais respeitados historiadores de Karate, comenta em seu livro “Bubishi: the classic manual of combat” que existem 4 teorias principais sobre a criação do Karate:

Primeira Teoria para História do Karate:

De acordo com essa teoria os camponeses do reino de Ryukyu, subjugados pela hierarquia de classes da época, se juntaram em um esforço conjunto para se livrar do domínio da classe opressora e desenvolveram o Karate como forma de combate e resistência.

Embora aceita por alguns artistas marciais, talvez pelo apelo heroico dessa narrativa, essa teoria não possui fortes evidências históricas. No livro “Okinawan Karate: Teachers, styles and secret techniques” Mark D Bishop afirma que em seus inúmeros anos de pesquisa em Okinawa nunca encontrou a menor evidência histórica que apontasse essa teoria como verdadeira. 

Segunda Teoria para História do Karate:

A segunda teoria diz que a história do karate foi desenvolvida por influência chinesa com a chegada das “36 famílias” imigrantes  em 1392-93.

O imperador chinês da época, Hong Wu, estabeleceu uma aliança tributária com Chuzan, principal reinado antes da unificação de Ryukyu, resultando na criação da Vila de Kume, um polo de difusão da cultura chinesa em Ryukyu onde as pessoas aprendiam a língua chinesa, escrita, artes, moral confuciana entre outras disciplinas.

A principal hipótese é que  muito provavelmente membros dessas 36 famílias e tantos outros que chegaram depois, ensinaram artes marciais chinesas para os nativos.

Aqui cabe dizer que as artes marciais chinesas podem ter se encontrado com Ryukyu antes disso, pois no período de 630 a 894 expedições foram enviadas de Ryukyu à China a fim de adquirir conhecimento e tecnologia, momento em que possivelmente ocorreu o contato com as formas de combate chinesas. 

Cabe também comentar que, posteriormente à chegada das “36 famílias”,  em 1404 a pedido do rei de Ryukyu, emissários especiais da China acompanhados de especialistas em comércio e especialistas em segurança, eram enviados para aconselhar cada novo rei que assumia o trono. Esses especialistas em segurança podem ter sido responsáveis por difundir as artes de combate e defesa pessoal chinesa.

Terceira Teoria para História do Karate:

A terceira teoria afirma que a história do Karate começa após a “lei de desarmamento” ordenada pelo Rei Sho Shin que, no trigésimo ano do seu reinado (1507), acabou com o feudalismo em Ryukuyu, obrigando a todos anji (Senhores feudais) a mudarem para a cidade de Shuri, e outorgou o “Ato das 11 distinções” que dentre outras coisas proibia o porte de armas e tornava ilegal a posse de grandes quantidades de armamentos.

 De acordo com a teoria, esse ato forçou a população a desenvolver uma forma de defesa pessoal e combate desarmado para proteger suas famílias e suas posses. Esse estilo de combate ficou conhecido como e Te, cujas formas eram rudimentares em relação ao que iríamos conhecer por Karate-Dō e Kobu-Dō de Okinawa (SHINZATO & BUENO, 2007). Eram técnicas simples de agarramento, empurrões, batidas de ombro, punho e pé, além do uso de ferramentas rurais como os batedores de arroz, varas, enxadas, foices, linhas de pesca, manivelas de moinho, remos e outros, para se proteger das espadas, correntes e lanças dos guerreiros do Rei.

Quarta Teoria para História do Karate:

A quarta teoria sugere que a história do Karate começa com militares (seguranças, policiais, etc) que não podiam mais andar armados após a invasão de Satsuma em 1609 .

O xogum japonês da época, Tokugawa Hidetada,  o segundo do xogunato Tokugawa, permitiu que o clã Shimazu, senhores feudais do domínio de Satsuma no Japão, enviassem suas forças para conquistar o reino de Ryukyu. 

As forças de Satsuma encontraram uma forte resistência dos militares das ilhas, mas eventualmente alcançaram vitória e receberam a rendição do Rei Sho Nei, que foi levado a Edo (atual Tóquio), junto com dezenas e outros oficiais, para a rendição formal frente ao Xogum Hidetada. 

Foi nesse período turbulento em que Ryukyu se tornava estado vassalo do domínio de Satsuma que os atos de controle de porte e posse de armas, originalmente impostos pelo rei Sho Shin, foram reforçados e expandidos, chegando ao ponto do banimento da importação de armas em 1699.

De acordo com essa teoria foi durante esse período de controle e influência de Satsuma que os militares de Okinawa teriam desenvolvido o Karate.

Independente do grau de impacto desses eventos históricos na formação do Karate, fica evidente que ele se desenvolveu inicialmente a partir da mistura de formas de combates nativas de Ryukyu, formas de combate chinesas e formas de combate japonesas.  Embora sem data de criação podemos afunilar o período do seu surgimento a partir da vida de personagens importantes na história do Karate:

Sakugawa Kanga 

Sakugawa Kanga (1733 – 1815) foi o mestre a quem é atribuído o desenvolvimento da arte marcial “Tode” ou “Toudi” que quer dizer “Mãos Chinesas”, reconhecida como semente do que viria a se tornar o Karate.

Sakagawa Kanga iniciou sua jornada nas artes marciais como aluno de Peichin Takahara, um monge de Ryukyu mestre nas artes marciais nativas (te), com quem aprendeu sua primeira forma de combate.

Posteriormente, orientado pelo monge, Sakagawa foi treinar com um mestre chinês de Chuan fa (Quan fa) e de nome Kwang Shang Fu ou  kusanku / kushanku (A quem é atribuído a criação ou a inspiração de um dos mais tradicionais katas do karate). 

Sob os ensinamentos de Kushanku, Sakagawa viajou com seu novo mestre para China onde durante anos aprendeu e praticou até se tornar um especialista, retornando a Ryukyu apenas em 1762 após a morte de Kushanku.

Em sua terra natal, Sakagawa mesclou as técnicas aprendidas com Takahara e Kushanku passando a ensinar uma arte marcial nova e particular que ficou conhecida como “Tode” = “Mãos Chinesas”


Sakagawa se tornou tão hábil nessas formas de luta que ao espalhar seus conhecimentos em Ryukyu não só seu estilo de luta ficou conhecido como “Tode” como ele próprio passou a ser reconhecido como “Tode” Sakugawa ou Sakugawa “mãos chinesas”. 

Dentre seus tantos aprendizes, um de seus mais promissores alunos foi Matsumura Sokon, que é considerado por alguns como um dos primeiros mestres de karate.

Matsumura Sokon 

Matsmura Sokon (1798 – 1889) também conhecido como “Bushi” Matsumura, título de guerreiro dado pelo rei de Ryukyu por seus grandes feitos, é considerado um dos primeiros mestres de Karate e professor de diversos alunos aos quais é possível rastrear a fundação de conhecidos estilos de Karate

Matsumura Sokon aprendeu em sua juventude a arte marcial “Tode” sobre a tutela direta de “Tode” Sakugawa, seguindo posteriormente para trabalhar durante grande parte de sua vida como segurança da realeza da época, atingindo inclusive o posto de instrutor de artes marciais e guarda costas do rei Sho Ko.

Durante esse período Matsumura teve a oportunidade de treinar e aprender formas de luta na China, onde dentre outros mestres teria treinado com um mestre de nome Chinto e outro de nome Annan (de onde acreditasse ser a origem dos katas Chinto e Annan). Além disso, também treinou no Japão alcançando o posto de professor de Jigen-ryu kenjutsu.

Versado em diversas técnicas de combate, Matsumura Sokon combinou seus diversos katas e outros conhecimentos e passou a ensinar sua arte marcial que ficaria conhecida como Shuri-te, devido a sua cidade de Shuri. 

Mais tarde o Shuri-te assim como o Naha-te e o Tomari-te ficariam conhecidos como os primeiros estilos de karate e por tanto podemos considerar que já nessa época uma forma de Karate havia sido criada.

Ainda assim, para entender a resposta completa de quando o Karate foi criado é preciso saber sobre dois alunos especialmente importantes de Matsumura Sokon, sendo eles  Anko Itosu e Gichin Funakoshi

Anko Itosu (Yasutsune)

Anko Itosu (1831 – 1915), uma grande nome para história do Karate, foi o responsável por introduzir o Karate no sistema escolar. Considerado o “avô do karate moderno”, Anko Itosu simplificou e criou diversos katas para que pudessem ser ensinados para adolescentes em larga escala.

Anko Itosu ou Yasutsune Itosu, como também pode ser traduzido seu nome, iniciou nas artes marciais com o mestre de Naha-te Nagahama Chikudun.

Posteriormente Anko Itosu treinou com o mestre de Tomari-te Kosaku Matsumora, também especialista em Kobudo e Jigen-ryu kenjutsu.

Após esse período, Anko Itosu passou a tutela do mestre de Shuri-te Matsumura Sokon o “Bushi” Matsumura.

Vale ressaltar que Anko Itosu viveu toda a transformação do período da Restauração Meiji, que trouxe diversos impactos para muitas artes marciais de maneira direta ou indireta. Se você quiser saber mais leia nosso texto sobre a relação entre a Restauração Meiji e as Artes Marciais

Em 1901 Itosu, com o intuito de popularizar o Karate, introduziu a sua prática na escola em que dava aula. Na época, o Karate era fundamentalmente uma forma de defesa pessoal completa e assertiva, considerada extremamente perigosa para ser ensinada para crianças e adolescentes nas escolas, de forma que Itosu precisou simplificar diversas técnicas, adaptar outras, excluir as técnicas consideradas mais perigosas e ainda transformar as aplicações do Kata (bunkai) para uma nova interpretação que fosse segura ensinar nas escolas. 

Nesse período Itosu criou versões simplificadas do kata naihanchi, além de criar os katas pinans. Também potencializou o uso do kihon, prática de movimentos isolados, em contraste das aplicações de defesa pessoal.

Em 1908 Anko Itosu escreveu uma carta ao departamento de educação de Okinawa, propondo o Karate como uma alternativa para o desenvolvimento de caráter e bem estar,  o que levaria a introdução do Karate em todo o sistema educacional de Okinawa. 

Antes do período em que Anko Itosu colocou o Karate nas escolas, ele dava aula a um dos pupilos de seu grande amigo Azato Itosu, esse pupilo era ninguém menos que Gichin Funakoshi.

Gichin Funakoshi 

Gichin Funakoshi (1868 – 1957), um dos nomes mais famosos na história do Karate é conhecido como o “Pai do Karate moderno” e fundador do estilo Shotokan, foi um grande difusor do Karate no Japão e responsável por dar prosseguimento na sistematização da prática iniciada por Anko Itosu. 

Funakoshi, teve como primeiro mestre Anko Azato (Yasutsune Azato), que assim como seu grande amigo, com quem partilhava o nome, Anko Itosu, foi treinado na arte do Shuri-te por Matsmura Sokon. Além disso, Azato era exímio em  Jigen-ryu kenjutsu e arquearia.

De acordo com Funakoshi, Azato foi um dos maiores especialistas em Karate, e com ele Funakoshi treinou por toda a vida, assim como seus filhos.

Foi através de Azato que ele conheceu Anko Itosu, que se tornaria seu segundo mestre. Em seu livro Funakoshi descreve histórias de treinos onde tinha ao mesmo tempo as orientações de Azato e Itosu, que de certa forma se complementam à medida que discordavam em certos pontos e concordavam em tantos outros.

Em 1912 um navio imperial foi a Okinawa e permaneceu por 1 semana para que a tripulação pudesse aprender sobre o Karate. Acredita-se que através desses tripulantes o karate passou a ser comentado em Tóquio

Em 1921, o capitão Norikazu Kanna comandava o navio que levava o Príncipe Japonês Hirohito, com destino a Europa. Norikazu, que era okinawano, supostamente sugeriu que parassem na ilha para que o príncipe conhecesse o karatê.

Organizada no salão principal do castelo de Shuri, o príncipe herdeiro assistiu a uma demonstração de karate, sob a responsabilidade de Gichin Funakoshi,  ficando muito impressionado.

Como consequência desse evento, foi solicitado uma apresentação de Karate para ser realizada em uma escola em Tokyo, e mais uma vez Funakoshi foi o escolhido como responsável pela apresentação.


Em 1922, aos 53 anos de idade, Funakoshi introduziu o Karate em Tokyo com uma apresentação de sucesso que o levou a uma série de encontros e acontecimentos que o mantiveram no Japão ensinando e moldando o Karate que conhecemos hoje. (Veja como outras artes marciais como o Judô e o Boxe influenciaram o Karate Moderno).

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